• Botão para formulário
  • Botão para acessar Boa Vista SCPC
Botão para acessar Boa Vista SCPC Botão para formulário
01/12/2021

ACEOC e Secretaria da Saúde criam ação para vacinar faltosos contra Covid-19

Foto

A ACEOC – Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica e Sala de Vacinas, se uniram e criaram uma ação para vacinar quem ainda não completou o esquema vacinal contra a covid-19. Em reunião entre representantes da Entidade e do setor da saúde municipal, foi criado o “Delivery de Vacinas”. A iniciativa foi levar as equipes da Secretaria de Saúde até às empresas e vacinar quem ainda não havia completado a vacinação.

“A iniciativa da conversa surgiu por meio do pessoal da Vigilância Epidemiológica. Como temos feito desde o início da pandemia, nos dispusemos a conversar e buscar as melhores alternativas para proteger a população, sem sacrificar o setor produtivo. Reafirmamos que pagamos por uma conta que não era nossa, mas respeitamos as decisões das autoridades. Estamos vivendo um momento bem melhor, mas ainda não estamos totalmente livres dessa situação. Ainda orientamos a todos quanto aos protocolos que devemos seguir. Nesse caso específico do ‘‘Delivery de Vacinas’’, acredito que a ideia foi extremamente válida. Vimos que parte da população não estava indo tomar a vacina, e a ação foi de fazer o caminho inverso: buscar essas pessoas e vacinar o maior número possível”, declarou o Presidente da ACEOC, Leandro Antoniazzi.

Em um primeiro momento, equipes da Saúde percorreram as principais vias onde se concentram o comércio e foram, loja a loja, verificando quem ainda não havia sido completamente vacinado. No primeiro dia foram mais de 50 doses aplicadas. 

“Encontramos situações diversas. Havia pessoas que não tinham tomado a 1ª, 2ª e 3ª doses. Entendemos que, muitas vezes, essas pessoas não conseguem comparecer nas ações que criamos. Além disso, com a situação ficando menos grave, com o número de pessoas infectadas e internações caindo, as pessoas acabam tendo a falsa sensação de que está tudo sob controle. O que todos nós precisamos ter em mente é que as coisas só melhoraram por conta da vacinação, e estar totalmente imunizado vai nos proteger contra o avanço da doença. Não podemos retroceder”, afirmou a enfermeira Camila Silva, responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz.

Após a ação ‘‘loja a loja’’, o ‘‘Delivery de Vacinas’’ passou para uma segunda fase, onde os empresários ou responsáveis entraram em contato com a ACEOC e através de agendamento, as equipes de vacinação foram pontualmente vacinar nas empresas solicitantes.

“Como temos muitas empresas em nosso comércio e em muitos casos, em locais mais afastados do centro, dispendíamos de muito tempo para buscar essas pessoas. Entrávamos em locais onde todos já estavam vacinados e assim, notamos que desperdiçávamos esse tempo. Aí pensamos nessa segunda alternativa que é o agendamento. Assim, nossas equipes foram diretamente nas empresas e a vacinação ficou mais ágil”, afirmou Adriana Nobusa, enfermeira responsável pela Sala de Vacinas do município. 

Até o fechamento desta edição de “O Informativo”, a ação vinha alcançando os objetivos pretendidos. Foram mais de 80 doses aplicadas nos primeiros dias do ‘‘Delivery de Vacinas’’