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10/04/2023

Papo de Empresário: Laura Betiol de Sousa Bussola – La Casa Presentes, Decorações e Persianas

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A Coluna Papo de Empresário do O Informativo está de volta nesta edição para conversar com Laura Betiol de Sousa Bussola, da La Casa - Presentes, Decorações e Persianas. Sua empresa, que tem 9 anos de existência, recentemente mudou de endereço. Ela falou sobre sua história, desafios e a visão de futuro da empresa. Confira: 

O Informativo: Como você entrou no mercado de presentes e decorações e qual a história da sua empresa? 

Laura Betiol de Souza Bussola: Sempre fui apaixonada por casa, gosto muito de tê-la arrumada, então isso fez com que eu decidisse montar um negócio voltado pra o lar. Em 2014, meu marido foi desligado do Banco em que ele trabalhava, então vi a necessidade de ajudá-lo nas finanças de casa. Desde então, coloquei na cabeça que tínhamos que montar uma loja nossa. Foram meses pensando e colocando tudo na ponta do lápis. Surgindo assim, a La Casa. Até brinco que a La Casa é o meu quarto filho, tenho um carinho muito grande pela loja. 

O Informativo: Quais são os principais desafios que você enfrentou ao longo desse tempo no mercado? 

Laura: Meu primeiro desafio foi conquistar clientes. Como a loja não ficava perto do Centro, eu precisava atrair o cliente até a loja, e isso foi um trabalho de formiguinha. Graças a Deus, eu venci esse desafio! Quando tudo estava caminhando bem, veio a pandemia do Covid-19. Essa sim, me fez ficar muito preocupada, pois eu pensei que seriam as primeiras coisas que os consumidores deixariam de comprar. Engano meu. Como as pessoas estavam em suas casas, elas começaram a olhar pra seus lares, todos queriam deixar seu cantinho mais aconchegante. Foi aí, que tivemos que trabalhar muito pelas redes sociais, levando a La Casa até as pessoas, através de fotos e vídeos, o que acontece até hoje. Com as portas fechadas, tive que “me virar nos trinta” e me reinventar, pois passei a ter que utilizar uma ferramenta não muito usada até então por nós, as redes sociais.

O Informativo: Como você se mantém atualizada em relação às tendências? 

Laura: Sempre fico atenta em tudo que diz respeito à casa. Procuro acompanhar outras lojas no mesmo segmento para me inspirar, os fornecedores também trazem as novidades até mim, mas a minha maior ajuda, recebo dos meus clientes. Vejo as necessidades deles e tento agradar o máximo. 

O Informativo: Quais as formas que você utiliza para "falar" com seu público e promover sua empresa e seus produtos? 

Laura: O segredo está no bom atendimento. O cliente é o bem mais precioso que temos dentro da loja, sem eles não existiria a loja. Ele sempre fica à vontade. Seja aquele que entra na loja e já sabe o que quer, ou aquele que entra e diz que “só está dando uma olhadinha”. O cliente tem que se sentir à vontade. Sempre temos um cafezinho e um bom papo, e tentamos deixar o ambiente aconchegante, pra que o cliente sempre queira voltar. Bom atendimento e produtos de qualidade, com bom preço, são fundamentais.

O Informativo: Como foi a decisão de mudar para um novo endereço? 

Laura: Na verdade, foi uma decisão que nos pegou de surpresa no início. O prédio era alugado e o proprietário precisava expandir seus negócios, mas logo conseguimos esse novo imóvel. Não vou negar que no primeiro momento fiquei sem chão, a gente acaba se acomodando e não queremos sair da zona de conforto. Hoje, entendo que eu precisava muito dessa mudança. Agradeço a parceria com eles nesses 8 anos em que ficamos no prédio e desejo muita sorte a eles também, pois vão gerar ainda mais emprego e renda pra Osvaldo Cruz, e isso é importantíssimo para o crescimento da cidade. Toda mudança assusta no início, fiquei preocupada com os clientes que já estavam acostumados com o outro local, mas o feedback com os clientes já está sendo muito positivo.

O Informativo: Como você enxerga o futuro da sua empresa após a mudança de endereço? 

Laura: Eu enxergo com bons olhos. Já pude sentir nesse primeiro mês de casa nova, um aumento dos clientes, pois aqui onde estamos há um fluxo maior de pessoas. É uma área mais voltada ao comércio. Estamos muito felizes e já nos organizando pro Dia das Mães, com uma expectativa bem positiva nas vendas. 

O Informativo: Quais dicas você daria para quem está pensando em empreender? 

Laura: Não ter medo de arriscar, mas sempre com os pés no chão! Nunca demos o passo maior que as pernas. Lembro-me muito bem que no dia da inauguração da loja, há quase 9 anos, ela ainda estava bem vazia, tínhamos que expor os produtos nas prateleiras de uma forma que pareciam estarem cheias. Hoje é bem diferente, temos mais de 7 mil itens na loja. 

O Informativo: Como é a relação da sua empresa com a ACEOC? 

Laura: Ótima! A ACEOC está sempre nos acompanhando e dando todo o suporte em que precisamos. Oferecendo cursos e palestras, na parte de vendas e de relacionamento com os clientes. A ACEOC é uma parceira mesmo. Sempre estamos participando das campanhas que a ACEOC promove no comércio, onde são sorteados vários prêmios, isso faz com que dê uma alavancada nas vendas.