• Botão para formulário
  • Botão para acessar Boa Vista SCPC
Botão para acessar Boa Vista SCPC Botão para formulário
03/01/2022

Papo de Empresário: Manuele Benito – Rapal Cargas e Encomendas

A coluna “Papo de Empresário” do O Informativo está de volta! Confira a entrevista inspiradora da edição de janeiro, com a Manuele Benito que atualmente está à frente da Rapal Cargas e Encomendas.

Foto

A coluna Papo de Empresário do O Informativo está de volta com uma conversa inspiradora. Para muitos moradores de Osvaldo Cruz falar de transportadora é sinônimo de “Rapal”, afinal, a família Benito há muitos anos atua no segmento e sempre foi referência. 

Hoje, a segunda geração da família é quem cuida da empresa fundada por Paulo Roberto Benito, o saudoso “Beto da Rapal”, e que sempre foi uma figura importante na história da cidade. 

Fomos conversar com Manuele Benito, filha de Paulo Roberto Benito, o Beto, que atualmente comanda a empresa. Confira a entrevista.

O Informativo: A empresa foi fundada quando e por quem?

Manuele Benito: A Rapal Cargas e Encomendas foi fundada em 27/03/2000 por Paulo Roberto Benito, mais conhecido como Beto da Rapal.

O Informativo: Seu pai, Beto, ficou quanto tempo à frente da Rapal?
 

Manuele Benito: A minha família teve seu primeiro contato com Transporte Rodoviário de Cargas e Encomendas através do meu avô, Miguel Benito. Alguns anos depois, meu pai, juntamente com meus tios, iniciaram a trajetória no TRC, trabalhando juntos por muitos anos. Com novas oportunidades surgindo e como grandes empreendedores que são, optaram por seguir em novos modais de transporte de carga. Meu pai, como sempre muito persistente e tendo a certeza que o transporte fracionado de cargas, era viável, mesmo sozinho não desanimou e continuou nesta modalidade do transporte. E assim fundamos a Rapal Cargas e Encomendas em 27/03/2000, com outro formato, mas mantendo a mesma missão de encontrar soluções ágeis e seguras para o embarcador, além de conectar pessoas e tantas histórias. 

O Informativo: E você assumiu a administração da empresa quando? 

Manuele Benito: Comecei a me aproximar do Transporte Rodoviário de Cargas há pouco tempo, por incentivo do meu marido, Paulo Landin. E como tudo na vida, vamos aprendendo na luta do dia a dia, em constante movimento, crescimento e desenvolvimento. 

O Informativo: O mercado de transporte de cargas e encomendas mudou muito ao longo dos anos?

Manuele Benito: O mundo mudou e as constantes mudanças no mercado, juntamente com crises na economia e saúde, alteraram o cenário dos negócios. Dentro deste atual cenário, os transportes ocupam papéis de destaque e, com o avanço da tecnologia e inovação do mercado, o transporte passou a ser mais eficiente e seguro. Em paralelo a isto, os clientes se tornaram mais exigentes, buscando parceiros que entendam a sua necessidade, para que possam atender a sua demanda. Com isto, nos reinventamos e trabalhamos empenhados para proporcionar aos nossos clientes a experiência de ter a sua mercadoria na hora exata e no lugar certo, com a tranquilidade que o negócio deles precisam e merecem. 

O Informativo: Quais os maiores desafios que você enxerga no setor? 

Manuele Benito: De fato, a crise econômica brasileira tem um impacto muito forte nos serviços de transporte, devido ao acumulado de 27 reajustes pra mais do diesel ao longo destes dois anos de pandemia, sendo impossível repassar na sua totalidade para o cliente. Com isso, dificulta encaixar o custo operacional dentro dos valores de frete praticados pelo mercado. Além de que, a política assistencialista ao longo de tantos anos, prejudicou muito a contratação de pessoas qualificadas para o setor de trabalho e comprometidas com a visão, missão e os valores da empresa.

O Informativo: Tem planos para a expansão do negócio?

Manuele Benito: Não há dúvidas que a expansão da empresa, agora e no futuro, é um objetivo empresarial indiscutível. Mas para que isto ocorra de forma ordenada e responsável, fazem parte do receituário, melhorar nossos processos internos, aumentar a eficiência e nossa produtividade com redução do custo operacional. Além de treinar e capacitar ainda mais nossos colaboradores, para continuarmos prestando um serviço ágil e seguro. Pontos estes, imprescindíveis para que possamos crescer, mas mantendo nossa posição de mercado, tendo como missão e destino final, a satisfação do cliente na sua totalidade. 

A Rapal segue firme!

Gostou do conteúdo? Confira essa e outras matérias no "O Informativo" da ACEOC completo no link abaixo.
https://tinyurl.com/oinformativojaneiro