• Botão para formulário
  • Botão para acessar Boa Vista SCPC
Botão para acessar Boa Vista SCPC Botão para formulário
10/12/2022

Papo de Empresário: Mateus Fachiano – Grupo Safe Horse

Foto

Nesta edição do “O Informativo” fomos conversar com um jovem empresário que serve de inspiração para muitos: Mateus Fachiano, da Boots Horse.

Do conserto de produto que um amigo usava para laçar até uma empresa que hoje é referência nacional e internacional, Mateus coleciona histórias, parcerias e muita determinação. Confira o bate papo:

O Informativo: Como e quando você iniciou sua empresa?

Mateus Fachiano: A empresa iniciou em dezembro de 2012. Eu laçava com alguns amigos e o produto que usava rasgou, e era novo até, então decidi consertar. Ficou tão bom o que fiz que logo meus amigos perceberam o produto diferente que havia ficado, e eles pediram para que eu fizesse para eles também. Foi quando vi que poderia criar os meus próprios acessórios para usar. Comecei fazendo da forma que eu achava que deveria ser um produto desses, pra poder ter uma durabilidade maior. Conversei com uma costureira e mostrei meu desenho e a necessidade que o produto deveria ter, então ali mesmo criei o meu primeiro acessório, que foi o cloche, que inclusive até hoje é um dos carros chefes da empresa. Como as pessoas começaram a pedir muito, comecei a investir nisso, a fazer cada vez com mais qualidade, melhorando a cada lote o acabamento, buscando as melhores matérias primas, até vir a decisão de criar a marca Boots Horse.

O Informativo: Qual foi a necessidade que você enxergou no mercado em que atua?

Mateus: A maioria dos produtos, das traias para cavalo, eram importadas, e não tinham uma durabilidade que me agradasse e que eu acredito ser necessária em produtos como esses. Então eu vi ali uma oportunidade de fazer algo de maior qualidade, com boa durabilidade e que fosse também acessível.

O Informativo: Você iniciou a empresa sozinho ou desde o início contou com sócios?

Mateus: Eu comecei sozinho, dentro da minha fábrica de buchas, com os funcionários que tinha ali. E comecei com a venda de cloches. A partir disso eu comecei a frequentar provas profissionais e levar os meus produtos pra vender, foi quando comecei a ter mais contato com pessoas desse ramo, com os competidores profissionais. Todos gostaram muito dos produtos que eu oferecia, até Lincoln Figueiredo, que é um dos maiores criadores de cavalos, recebeu meus produtos e gostou muito, então, trouxe junto com ele dois amigos profissionais do laço em dupla pra conhecer e testar, que são Rodrigo Paolielo e o Rafael Paolielo. Nós nos conhecemos e ali nascia nossa sociedade, Lincoln, Rafael, Rodrigo e eu. Investimos juntos na Boots Horse e a partir disso veio também a marca Tomahawk Ropes, que é a nossa marca de cordas para laço.

O Informativo: Porque escolheram Osvaldo Cruz?

Mateus: A empresa já estava aqui na cidade e por isso permanecemos. Osvaldo Cruz é um bom lugar para se trabalhar, cidade boa, próspera de mão de obra qualificada para nosso negócio. É uma cidade muito bem localizada. Estamos perto de estados como Paraná, Mato Grosso do Sul, perto de cidades onde o trabalho com cavalos é muito grande, como Araçatuba e Presidente Prudente.

O Informativo: Quando foi que a empresa deu um salto na fabricação e abrangência nacional?

Mateus: Embora já tivéssemos um número bom de fabricação e atingindo muitos lojistas, o estouro em vendas foi durante a pandemia. Nós já éramos reconhecidos nacionalmente desde 2017, mas durante a pandemia, os números realmente aumentaram. Números esses que contaram com o aumento de exportação, principalmente para os países da América Latina.

O Informativo: Quais são as outras marcas que compõem a sua empresa hoje?

Mateus: Hoje nós somos um Grupo, Grupo Safe Horse que é composto de quatro marcas: Boots Horse, Tomahawk Ropes, Tomahawk Outdoor e Boots&Pets. A Boots Horse, voltada as traias em geral para os cavalos, desde cloches até as selas, e também trabalhando com alguns acessórios femininos. Tomahawk Ropes, criada para ser nossa marca de cordas para laço, que caiu nas graças do público e hoje conta com outros produtos, como: roupas, bonés, acessórios para sela, óculos, etc. A marca hoje, além de trazer os produtos para as competições de laço, traz também o estilo country. Com a Tomahawk Outdoor nós trabalhamos com o camping, caça e pesca, lazer; por assim dizer. Oferecemos produtos como: coolers, que mantem sua bebida gelada por até 48 horas, o que é uma inovação, temos também acessórios para churrasco, acessórios para camping, trazendo o estilo de viver outdoor. E a Boots&Pets, como o nome já diz, é uma marca de produtos pets, desde uma coleira até caminhas e produtos de higiene. Produtos de alto padrão de costura e estampas, entregando o que há de melhor para os cuidados com os animais, como o slogan diz “Qualidade do tamanho do seu amor”. Todas as marcas conversam entre si. Pois em competições nós podemos ver os atletas que fazem ali o seu churrasco no fim do dia, que vestem nossas camisas e camisetas do estilo country, que levam sua família e seu pet para as provas, que estão realmente vivendo esse estilo que procuramos oferecer por aqui.

O Informativo: Vocês também atuam no mercado exterior?

Mateus: Nós estamos hoje entre as melhores marcas do ramo equestre e o palco das competições e do trabalho com cavalos é no exterior. Pra eles o trabalho equestre e as competições são como o futebol pra gente. Então, nós estamos lá, entregando nossas selas e outros produtos. Nosso objetivo é conseguir alcançar ainda mais o reconhecimento internacional e estamos trabalhando forte nisso. Hoje exportamos para países da América Latina e América do Norte, como Estados Unidos, Panamá, Costa Rica, México, Colômbia, e também para países de outros continentes, como a Nova Zelândia. Exportar é algo essencial para a nossa marca.

O Informativo: Quantos colaboradores compõem a Boots Horse atualmente?

Mateus: Hoje somos em 180 colaboradores.

O Informativo: Há planos de expansão da empresa?

Mateus: Temos muitos planos. Pensamos em expandir o nosso negócio, principalmente na demanda de exportação. Com distribuidores fora do país, a chance de alcançar muito mais pessoas aumenta, e acreditamos na qualidade do produto que fazemos para alcançar essas pessoas.

O Informativo: Quais os desafios para os próximos anos?

Mateus: Os nossos desafios andam junto com nossos desejos para o grupo, que é continuar expandindo (gerando oportunidades de emprego) e criando novos produtos sempre na busca da qualidade, conforto e bem estar para os animais e para as pessoas. E expandindo também no exterior, levando a nossa marca para a maior quantidade de países possíveis. 

O Informativo: Como é a relação da sua empresa com a ACEOC?

Mateus: Nós, como grupo Safe Horse, sempre fomos parceiros a ACEOC. Procuramos participar sempre de tudo que eles oferecem para nossa empresa, cursos, eventos, e tudo que possa nos agregar.