• Botão para formulário
  • Botão para acessar Boa Vista SCPC
Botão para acessar Boa Vista SCPC Botão para formulário
10/06/2022

Coluna do Tadeu | JUNHO 2022: Certificação Digital

Foto

CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Antigamente, os negócios eram feitos "no fio do bigode".

Esta expressão consistia em dar como garantia a palavra empenhada um fio da própria barba, retirado, geralmente, do bigode.

A palavra valia tanto quanto um fio de bigode; pois homem que era homem, portanto, usava bigode. E para usá-lo tinha que honrar essa condição de homem. Tinha que ser cumpridor de seus compromissos, custasse o que custar. Tinha que ter na cara, além da barba, vergonha!

O tempo foi passando e essa característica de estabelecer o fio do bigode como garantia de cumprimento de compromisso, um dever, foi perdendo relevância, pois os conceitos morais foram se modificando. Apesar de ainda existirem pessoas que permanecem com esse tipo de atitude, a verdade é que hoje só se fazem negócios tipo "preto no branco", ou seja, por meio de documentos.

Com o tempo, verificou-se que era necessário desburocratizar as atividades, tanto profissionais como pessoais. Era necessário encontrar uma forma de fazer a emissão de documentos. Depois de várias tentativas, foi criado um modelo de assinatura digital. Porém, este não era confiável.

Pela MP 2.200-2, no Brasil, houve a regulamentação da assinatura digital.

Basicamente, ela comprova uma identidade na internet, assegurando que o emissor de um determinado documento é quem realmente afirma ser. Ela serve para autenticar um documento de maneira rápida e segura, sem a necessidade de papel e caneta.

Além do grau de segurança, o principal benefício do modelo é a eliminação do processo manual da coleta de firmas e da gestão dos documentos físicos, como armazenamento e descarte.

Vale ressaltar que a assinatura digital está regulamentada tanto no Brasil como em outros países. Sua tecnologia usa algoritmos e diferentes tipos de autenticações para garantir mais segurança aos usuários da ferramenta. Além de ter fé pública.

Ao adotar a assinatura digital, o consumo de papel e de materiais que agridem o meio ambiente também diminui, sem contar com os custos com impressão de papéis, armazenamento de arquivos em locais físicos, ou seja, além de uma forma prática e rápida de assinar documentos, a ferramenta também reforça a importância de cuidarmos de nosso planeta.

Acompanhando o avanço tecnológico e no intuito de prestar mais um serviço aos associados, nossa Entidade também está gabaritada para emitir a certificação digital. Também os não associados podem usufruir deste serviço.

A ACEOC possui valores diferenciados. Venha conhecê-lo!

Juntos somos mais fortes!

 
Gostou do conteúdo? Confira essa e outras matérias no "O Informativo" da ACEOC completo no link abaixo.
https://tinyurl.com/oinformativojunho