• Botão para formulário
  • Botão para acessar Boa Vista SCPC
Botão para acessar Boa Vista SCPC Botão para formulário
05/05/2022

Coluna do Tadeu | MAIO 2022: Trabalho voluntário

Foto

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Nunca se falou tanto em trabalho voluntário como nos dias atuais!

Mas qual a definição da palavra “voluntário”?

São várias as definições. Porém, uma me chamou mais atenção, que é da Fundação Abrinq Pelos Direitos da Criança. Vamos a ela: Voluntário é o agente de transformação, que presta serviços não remunerados, em benefício da comunidade, doando seu tempo e conhecimentos, realizando um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo ou aos imperativos de uma causa, como às suas próprias motivações pessoais, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político ou emocional. 

As ações podem ser permanentes ou pontuais. As ações permanentes se dão quando a pessoa presta serviços de maneira contínua, ou seja, quando ela assume um compromisso de realizar um trabalho constante dentro de uma entidade, por exemplo. As ações pontuais acontecem quando a pessoa atua em determinado contexto, como participar de uma campanha visando arrecadar alimentos para pessoas carentes.

O altruísmo e a solidariedade fazem parte do trabalho voluntário. É a satisfação pessoal em estar ajudando o próximo ou a comunidade.

Às vezes, ficamos esperando o Poder Público realizar alguma ação, quando nós podemos realizá-la. É uma questão de cidadania, de pertencimento com o lugar onde moramos.

Há pessoas que realizam um trabalho voluntário e não o consideram como tal. É o caso de moradores de uma rua ou bairro organizarem uma festa junina e a fazem com alegria, pois o fato vai gerar contentamento em outras pessoas.

Em 2020, a J. Quintino, empresa esta contratada pelo Multiplic, fez uma pesquisa com mais de 200 munícipes, e uma das perguntas foi sobre a prática do trabalho voluntário. O resultado foi que 90% dos pesquisados não fazem trabalho voluntário. Entre os 10%, estão os que prestam serviços no asilo, nas igrejas e outros. É muito pouco para uma cidade como a nossa. 

Se houvesse mais pessoas executando serviços voluntários, certamente, nossa cidade seria bem melhor. Precisamos parar com esse comodismo e participarmos mais de ações que mostrem nosso pertencimento ao lugar onde moramos.

Nos dias 24, 25 e 26 deste mês, será realizado o ELEVA, evento promovido pela ACEOC e pelo Multiplic, sendo que haverá palestras todos os dias. A palestra do primeiro dia será com o Dr. Enilson Konomo, que falará justamente sobre o voluntariado.

Participem!

Juntos somos mais fortes!