• Botão para formulário
  • Botão para acessar Boa Vista SCPC
Botão para acessar Boa Vista SCPC Botão para formulário
01/03/2022

Papo de Empresário: Márcio e Marcos Martins – Osvaldo Cruz Diesel e Transmartins

A coluna “Papo de Empresário” desta edição foi conversar com os irmãos Márcio e Marcos Martins. Eles estão à frente da Osvaldo Cruz Diesel e da Transmartins, empresas ligadas ao segmento de transporte. A primeira, uma oficina mecânica especializada em caminhões e a segunda, uma transportadora com forte atuação no segmento e uma das principais na cidade.

Foto

A coluna “Papo de Empresário” desta edição foi conversar com os irmãos Márcio e Marcos Martins. Eles estão à frente da Osvaldo Cruz Diesel e da Transmartins, empresas ligadas ao segmento de transporte. A primeira, uma oficina mecânica especializada em caminhões e a segunda, uma transportadora com forte atuação no segmento e uma das principais na cidade. 

Márcio e Marcos têm uma história de luta, desafios e conquistas e fomos conhecer um pouco mais dos irmãos Martins.

O Informativo: A empresa foi fundada quando? 
Marcos Martins: A oficina foi fundada em 13/02/1992. 

O Informativo: Como foi a trajetória de vocês no início das atividades? 
Márcio Martins: Chegamos em Osvaldo Cruz em 1991. Montamos a oficina onde trabalhamos de sócios com o Auto Torno Rubi. Em 1992, alugamos um terreno na Rua Califórnia, onde montamos um barracão. Foi muito difícil no começo, pois não tínhamos recursos para começar o negócio. Tivemos que vender nosso único bem, um veículo, para construir o barracão. No ano de 2000 conseguimos mudar para nosso atual endereço, na Rua Luis Pesci, 55, Distrito Industrial. Foram 8 anos para construir a oficina. 

O Informativo: Porque se especializaram em mecânica de caminhões? 
Marcos: Eu e meu irmão começamos a trabalhar em oficinas de caminhões de terceiros desde pequenos. Com o tempo, fomos trabalhar na concessionária Mercedes Benz, de Lucélia, onde trabalhamos exclusivamente com caminhões dessa marca. Hoje atendemos veículos multimarcas diesel pesado, porém, nos especializamos em Volvo, pois além de mecânica, temos uma frota de 40 veículos Volvo. 

O Informativo: Então atualmente, vocês atendem uma marca específica ou ainda há espaço para outras marcas de caminhões? 
Márcio: Hoje nossa especialidade é Volvo, porém, atendemos veículos de outras marcas, como Mercedes Benz, VW, Ford, Iveco, etc. 

O Informativo: Como vocês veem a evolução do segmento ao longo dos anos? 
Marcos: Os caminhões evoluíram muito com o passar dos anos. Hoje em dia, para se ter uma ideia, um caminhão tem tanta tecnologia embarcada que os mecânicos, sem um computador, não conseguem consertá-los. Hoje o mecânico tem que se especializar e se tornar um mecatrônico.

O Informativo: Como vocês avaliam a atual situação dos empresários do segmento de transportes? 
Márcio: A situação dos empresários é muito preocupante, pois os custos subiram demais, principalmente o óleo diesel, que sobe todo dia, e nossa região ficou pior, pois com a chegada dos pedágios que temos que pagar, muitos veículos não passam mais por essa rota e diminuem o fluxo de serviço na oficina. 

O Informativo: O mercado de mecânica para caminhões, carretas, bi-trens, etc., ainda pode crescer? 
Marcos: Enquanto não vier o trem para nossa região para tirar o espaço do caminhão, as oficinas tendem a aumentar, pois os caminhões estão cada dia maiores e demandam de mais espaço e mais empresas qualificadas para a prestação de serviços. 

O Informativo: Vocês têm planos de expansão para a Osvaldo Cruz Diesel? 
Márcio: A empresa recentemente adquiriu 48.000 m² para construir uma oficina maior e mais moderna, para atender os caminhões, que a cada dia, estão maiores e precisam de mais espaço para manutenção, sem ter que desengatar as carretas, que na maioria das vezes estão carregadas. 

O Informativo: Qual a importância da empresa estar situada na cidade definida como "Capital do Bitrem"? 
Marcos: É muito importante estarmos localizados em Osvaldo Cruz, pois a cidade se tornou referência, tanto no setor de transporte, como também de manutenção e qualidade em prestação de serviço. Muitas empresas voltadas para o ramo dos transportes se firmaram no Distrito Industrial, onde atendem clientes de toda nossa região e outros estados. Isso acaba ajudando na construção dessa referência regional. 

O Informativo: Falando agora como associados, como vocês avaliam a relação das suas empresas com a ACEOC? 
Márcio: Somos parceiros de longa data, pois acreditamos no comércio e na ACEOC, que nos representa e está sempre presente nos assuntos de nossa cidade. 

Gostou do conteúdo? Confira essa e outras matérias no "O Informativo" da ACEOC completo no link abaixo.
https://tinyurl.com/papodeempresariomarco